domingo, 30 de janeiro de 2011

Testado e aprovado – Meu arroz de Paris

É claro que eu sinto falta do croissant e da baguette, mas cá entre nós, eu tenho saudades meeeesmo de 2 restaurantes muito especiais em Paris: asiáticos, que servem pratos de arroz divinos!
1/ "o" restaurante coreano: Hang A-Ri, 7 rue de Louvois. Tudo é delicioso, mas se você gosta de entender o que está comendo, esqueça: qualquer prato que você peça vem acompanhado de um monte de potinhos com coisas super diferentes, gostosas e desconhecidas! Os pratos mais pedidos são o churrasquinho coreano (uns pedacinhos de carne – se você quer picanha, esqueça também - que você mesmo assa em uma placa quente que vem na mesa) e o bibimbap:
Significa comida misturada: é uma tigela de pedra bem quente com arroz, muitos legumes, ovo e carne crua (pode ser vegetariano também); quando chegar, você tem que mexer loucamente para que tudo fique cozidinho!
PS: Como a vida não é só comer, não perca de ir ali perto à antiga sede da Bibliothèque Nationale – site Richelieu. Meu professor de Filosofia do Urbano (ah, isso existe!) dizia que o novo edifício da biblioteca nacional francesa não merece o conteúdo que tem. Como todo bom francês, um tanto quanto crítico ao que é novo, mas neste caso (e em outros também), eu acho que ele tem razão: uma biblioteca em que as salas de leitura ficam no subsolo e os livros em 4 torres altas de vidro – lembrando 4 livros – que tiveram que ser revestidas por dentro por causa da claridade que destruía os livros! Algo de errado, não? Por isso, vá ver a antiga sede.
PS2: Bom, a vida é mesmo comer, então se você quer uma cuisine française produto exportação, ali perto também tem o Le Grand Colbert (2 Rue Vivienne). Veja bem, eu disse produto exportação - porque foi cenário do filme de Hollywood "Something's Gotta Give" com o Jack Nicholson, já meio antigo - mas não é necessariamente maravilhoso. É bom, mas também é caro.
2/ mais um arroz que dá saudades: Donburi no Zen – 8, rue de l'Echelle. O Zen é um restaurante bonitinho e muito bem localizado, do lado do Louvre.
Ali é o tipo do lugar que você pode cair em uma enrascada: sair morrendo de fome do Louvre, depois de horas de muito conteúdo junto e ao mesmo tempo, e parar no primeiro restaurante que aparecer. Pode escrever, vai ser ruim, e caro. Então o Zen é mais do que bom, é ótimo! Falando da comida, eu até sonho com o Donburi de lá, muito bom!
Mas o que é esse tal de Donburi? É também uma tigela de arroz, com legumes e carne/frango/porco por cima (não achei nenhuma foto boa). Tem uns tipos em que a carne escolhida é empanada com ovo, uma gororoba deliciosa. Mas o especial mesmo é o molhinho que rega tudo isso e o cuidado do preparo... Já comi donburi em outros lugares por ali (a Rue Saint Anne, perto da Opéra Garnier, é cheeeia de restaurantes japoneses/chineses) e não gostei tanto. Há muito tempo penso em fazer em casa, mas acabo não fazendo, porque sei que não vai ficar igual L Então fico só na saudade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...